Thursday, August 27, 2015

Mina de São Domingos, Beja, Alentejo - Parte I


Portugal.


Saímos de manhã, pós pequeno-almoço rumo à terra do pai do meu rapaz. 
Já tinha visto documentários, fotos e lido imensa coisa sobre a Mina, mas ainda não tinha havido oportunidade para partir rumo a terras alentejanas.

No fim-de-semana passada, agarramos no filhote peludo, na cunhada e lá fomos nós - que nos esperavam para o almoço.





Entre conversa e música e refilanço com o filhote peludo que ocupa muito espaço sendo relativamente pequeno, lá chegamos em boa hora. O dia parecia cinzento mas as apps de meteorologia prometiam 35ºC - 37ºC, no entanto fizemos a maior parte da viagem pelo fresquinho da manhã e só  a chegada exigiu ar-condicionado bem fresco.


****


A Mina de São Domingos no Alentejo, localiza-se na freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal.

É uma área inserida na Faixa Piritosa Ibérica e como tal caracterizada por um extenso couto mineiro (60 km2) resultante da extracção de minério, que se intensificou de meados do século XIX até ao ano de 1966. 

Actualmente encontram-se apenas vestígios dessa actividade numa extensão ferroviária de vários quilómetros (15 kms aproximadamente) entre a Mina e o Pomarão - Porto fluvial e pequena povoação situada a sul da Mina, na margem esquerda do rio Guadiana. 


****



Chegamos à Mina, a casa, e fomos hidratar e cumprimentar a família. 
Com um pouco de tempo para queimar antes do almoço, fomos ver as antigas Oficinas da Mina de São Domingos, assim como a gigantesca cratera, a lagoa. 
É a corta, cavidade de onde foram retirados milhões de toneladas de minério, escórias e cinzas, cuja lixiviação através das águas das chuvas leva à imagem de uma lagoa multicolor, que na verdade não é mais do que água ácida, de PH inferior a 3.


















Infelizmente o calor era imenso e acabamos por não explorar a área como gostaríamos, fica para uma segunda vez, com mais tempo e mais fresco. 

Não nos ficamos por aqui, mas era hora de almoço.



****



Parte II




1 comment:

  1. Gosto! Nunca ai fui, mas já me deste grande ajuda e inspiração! Adorei as fotos, nomeadamente as cores!

    ReplyDelete