Saturday, August 29, 2015

Mina de São Domingos, Beja, Alentejo - Parte III

Deixamos a estrada por um bocado, fomos a casa deixar o filhote, que, com todo o pêlo e calor estava de rastos. 

Pensamos em ir à Praia Fluvial da Tapada Grande, praia de bandeira azul, mas com tanta gente, ainda calor e pouca vontade de despir, fomos ver o local que eu mais queria ver: a Achada do Gamo - onde era feito o processamento do minério com vista à obtenção do cobre e do enxofre. 







Hoje apenas existem as ruínas das duas fábricas de enxofre e escombreiras de escória de minério. O processo conduzia à libertação de vapores de enxofre ( a pirite era queimada ao ar livre - ustulação ), que teve um impacto extremamente negativo no ambiente e por isso, foi abandonado pouco tempo depois. Nesta paisagem deserta podemos também observar um açude de lama industrial - seca aquando da visita - e várias chaminés, a mais recente ligada à primeira fábrica por um túnel parcialmente colapsado. 














Entre as ruínas de tons vermelhos e laranjas e uma sorte de céu - que pode sempre ser melhor mas tendo ido um pouco à aventura, não me posso queixar - fizemos uma geocache.


Apocalyptic Visions [Mértola] - GCC353 

Uma vista fantástica. Cuidado com os espinhos e eventuais bichinhos que se pegam às roupas. 


Fiz de stalker em pseudo-retratos e coisas conceptuais com as companhias que comigo foram a esta visita. Levei o pequeno Danboard comigo e divertimo-nos a rir sobre o facto de as ruínas se assemelharem à pequena caixinha.


















O impacto ambiental das actividades que num outro tempo aqui existiram é evidente. 
Por outro lado, o enxofre na sua forma sólida, a assemelhar-se a pipocas fora de prazo, fazem desejar poder ter visto pirite e enxofre cristalizada. 








Depois da curta visita e de um fresquinho de por-do-sol tardio, fomos até casa "lantar" pão alentejano, queijo fresco e presunto antes de voltarmos até Lisboa. 

Desse percurso, ficou a conversa entre mim e o meu rapaz, que o resto da companhia já dormia.
 



Destino a voltar.






****


Part I   &   Part II









0 comments:

Post a Comment